Disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade de ter uma ereção suficiente e adequada para manter uma relação sexual satisfatória para ambos parceiros. Cerca de 50% dos homens acima dos 40 anos apresentam algum grau de disfunção erétil. Quanto mais idoso o homem, maior a probabilidade de apresentar o problema, seja pela idade avançada ou pela maior prevalência de doenças nessa faixa etária que são fatores predisponentes ou que perpetuam o distúrbio da ereção.
Outras disfunções sexuais podem estar correlacionadas à disfunção erétil, tais como ejaculação precoce e diminuição da libido.O paciente, de maneira geral, desconhece sua própria sexualidade e confunde as disfunções sexuais, rotulando todas elas como “impotência”.
A ereção está diretamente relacionada à dinâmica da musculatura lisa dos corpos cavernosos; havendo relaxamento desta musculatura tem se a ereção e a contração da mesma leva à detumescência. Doenças ou quaisquer fatores que desequilibrem esta homeostase de relaxamento da musculatura e consequente diminuição do fluxo sanguíneo para os corpos cavernosos podem causar distúrbio erétil.
Diabetes mellitus tipo 1 e 2, hiperlipidemias, obesidade, hipertensão arterial, sedentarismo, tabagismo, ou seja, doenças e condições que são fatores de risco para a doença coronariana também são fatores para a disfunção erétil.
Várias são as causas da impotência sexual, desde causas psicogênicas ou iatrogênicas (uso de determinados medicamentos ou cirurgias, por exemplo), até doenças metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, endocrinológicas. É fundamental a avaliação do urologista para definir o melhor tratamento para cada paciente, que poderá ser através de psicoterapia, medicamentos via oral, auto-injeção intracavernosa ou cirurgia para implante de prótese peniana. A disfunção erétil ou DE, poderá impedi-lo de obter a satisfação desejada.
Mesmo para procurar informações é preciso ter coragem e a vergonha é muitas vezes o principal inimigo para se conseguir um tratamento adequado. O médico urologista poderá ajudá-lo a conseguir uma qualidade de vida melhor.
A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e disfunção erétil. Cuide do seu corpo e tenha uma qualidade de vida melhor.
Graduado em Medicina na Faculdade Arthur Sá Earp Neto, em Petrópolis, RJ. Busco constantemente aprimoramento profissional, participando de cursos especializados em áreas como Ureterorrenolitotripsia Flexível a Laser e Videolaparoscopia Avançada.
© 2024 Dr. Thales Machado.
Feito por starthis.